Avaliação pelos Pares Duplo Cega
A EVOXIA – International Journal of Scientific Innovation adota o sistema de avaliação por pares duplo-cega, no qual a identidade de autores e avaliadores permanece em sigilo, assegurando a imparcialidade, a qualidade e rigor científicos e a transparência do processo editorial. Nosso objetivo é fortalecer a argumentação baseada em elementos científicos, estimulando a interação multidisciplinar em sintonia com práticas modernas, inovadoras e tecnológicas.
Processo de avaliação
1. SELEÇÃO INICIAL
Todos os manuscritos são avaliados preliminarmente pelo Corpo Editorial, que verifica sua adequação às normas da revista, alinhamento à missão institucional, relevância científica e potencial de impacto social. Trabalhos fora do escopo ou que não atendam aos padrões mínimos de qualidade são rejeitados nessa fase.
2. DESIGNAÇÃO DE PARECERISTAS
Os manuscritos aprovados seguem para dois avaliadores especialistas, selecionados por sua expertise no tema e pela ausência de conflitos de interesse. Em casos de divergência acentuada, um terceiro parecerista poderá ser consultado, como especialistas ad hoc também deverão ser consultados.
3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os pareceres devem considerar:
· Originalidade e inovação científica;
· Clareza da argumentação e uso adequado de dados empíricos;
· Consistência metodológica e rigor teórico;
· Contribuição para a interação entre ciência e sociedade;
· Relevância global e potencial de impacto social e tecnológico;
· Ética na pesquisa e respeito aos direitos autorais.
4. DECISÕES EDITORIAIS
Com base nos pareceres dos dois avaliadores especialistas, o coeditor poderá decidir entre:
· Em avaliação
· Aceito;
· Aceito com revisões menores;
· Revisar e reenviar;
· Rejeitado.
5. COMPROMISSOS ÉTICOS
A revista assegura:
- Garantir a confidencialidade de todas as etapas.
- Assegurar que os avaliadores não apresentem conflito de interesses em relação aos autores ou às instituições envolvidas.
· Sigilo absoluto das identidades de autores e pareceristas;
· Pareceres objetivos, construtivos e respeitosos;
· Adoção de ferramentas tecnológicas para detecção de plágio e verificação de originalidade.
- Promover uma avaliação construtiva, respeitosa e que contribua para o aprimoramento científico.
